Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba – Campo Comprido

Tudo começou com a chegada dos imigrantes italianos que aqui se fixaram, católicos de muita fé sempre viveram em harmonia e trouxeram seus costumes e tradições. Na época eram comuns as famílias com muitos filhos,

Por chuico

Tudo começou com a chegada dos imigrantes italianos que aqui se fixaram, católicos de muita fé sempre viveram em harmonia e trouxeram seus costumes e tradições.

Na época eram comuns as famílias com muitos filhos, gerando mão de obra para ajudar na agricultura de subsistência.

A união e o trabalho destes colonos originaram a comunidade, pois a igreja sempre foi o centro do bairro. As moças eram as Filhas de Maria e os rapazes integravam a Congregação Mariana, grupo que se reúne até hoje para rezar o terço em família toda quarta feira nas residências da região.


A primeira capela de madeira

A religiosidade dos imigrantes era marcante, tanto que na Itália o Bispo de Piacenza, Dom João Batista Scalabrini, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos para atender os imigrantes. O primeiro padre que aqui chegou foi Pedro Colbachini, que se instalou em Santa Felicidade e acompanhava as colônias batizando, realizando casamentos e dando catequese para as crianças.

Ele foi o grande incentivador da obra inicial da igreja de Campo Comprido e outras. A história registra a construção da primeira capela de madeira em 1887, consagrada à Nossa Senhora da Candelária ou Purificação, Mais tarde a capela foi transformada em uma casa de acolhida para os padres.


Início da construção da igreja atual

A região progredia com o crescimento da comunidade foi necessário construir uma nova igreja. Assim sendo, em 13 de março de 1896 Dom José de Camargo Barros autorizou a construção da “Igreja de Pedra” no ano seguinte, em 4 de abril de 1897 o Pe. Francisco Bresciani abençoava a pedra fundamental dando início ás obras.

Construída no estilo Vêneto, (torre sineira ao lado da nave). A obra demorou sete anos e foi diminuída do tamanho inicial para em 1904 receber a visita do bispo de Piacenza – Itália, Dom João Batista Scalabrini. Quando ele viu obra realizada pelo esforço e dedicação das famílias imigrantes disse-lhes:

“Bravi figlioli! Coraggio! Doppo pronta vi manderó un Prete!”

(Bravos filhinhos! Coragem! Depois de pronta mandarei um Padre!)


 

Compartilhar:

Notícias

Veja mais
Notícias

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Elit mattis tellus lorem a lacinia.