• Homepage
  • >
  • Destaque
  • >
  • Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba ganha iluminação cênica

Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba ganha iluminação cênica

Localizado em um dos pontos mais altos do bairro Campo Comprido, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Lourdes é uma edificação centenária erguida por famílias de imigrantes italianos na Rua Eduardo Sprada há 119 anos.

Por chuico

Localizado em um dos pontos mais altos do bairro Campo Comprido, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Lourdes é uma edificação centenária erguida por famílias de imigrantes italianos na Rua Eduardo Sprada há 119 anos. Agora, também é referência pela nova e bela iluminação cênica.

O novo sistema luminotécnico, que valoriza a riqueza da arquitetura, foi entregue à comunidade na noite da terça-feira (25/7) pelo prefeito Rafael Greca, que esteve no local acompanhado do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.

A inauguração aconteceu com a participação dos moradores do bairro momentos antes da celebração da missa em ação de graças pela conquista da paróquia. “Com muito orgulho inauguramos a iluminação cênica do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, antiga Igreja de Nossa Senhora da Candelária do Campo Comprido, à beira da velha estrada do Mato Grosso. O templo é um exemplo da imigração europeia, com sua torre separada da nave, como era uso dos colonos italianos e também tradição das famílias de todas as origens que formaram a grande e brava gente de Curitiba”, disse o prefeito.

Greca e Eduardo foram recebidos pelo padre Mário Renato Barão Filho e representantes do Conselho Administrativo e Paroquial da Igreja, além de moradores do entorno.

Iluminação monocromática
Foram instalados 89 projetores, alguns direcionáveis e outros embutidos no piso. A iluminação cênica destacou os pilares, a rosácea, pináculos, cruzes, colunata e a torre do sino. Também foram valorizados os detalhes da gruta com a imagem da padroeira da paróquia e do memorial no jardim em frente à igreja, onde painéis de azulejos contam a história da comunidade que ajudou a construir e que mantém a igreja.

Além dos novos projetores em LED, foram instalados 19 novos postes poliméricos (em fibra).

“A igreja, que já era uma referência para o bairro como espaço de fé, de religiosidade e de união da comunidade, mas também pela sua beleza, agora está ainda mais atrativa e acompanhando a modernização do bairro”, comemorou o padre Mário.

Monumentos e prédios históricos
A iluminação especial da igreja integra a segunda etapa do Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e o Programa Rosto da Cidade. Os serviços foram executados sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Além do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, outras seis igrejas e três monumentos estão sendo contemplados nesta etapa.

Compartilhar:

Notícias

Veja mais
Notícias

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Elit mattis tellus lorem a lacinia.